Nutrição

Uma nutrição ideal se preocupa com algumas questões importantes: o que, quando, quanto e como consumir os alimentos. Ela é capaz de diminuir o peso, a ansiedade e a irritabilidade, além de facilitar o controle de peso.

O principal ensinamento que devemos aprender no que diz respeito à nutrição é que a reeducação alimentar não consiste em deixar de comer tudo o que se gosta e passar a comer somente frutas, verduras e legumes. Muito pelo contrário, é aprender que você pode comer tudo, mas sem exageros e de forma equilibrada. E o mais importante, ter prazer ao se alimentar.

Tudo o que se faz encarando como sacrifício e sofrimento, não se consegue manter por muito tempo. Na clínica Daniel Lerario oferecemos várias alternativas para proporcionar uma reeducação alimentar:

1) Programa Acelerado de Emagrecimento (PAE):

Idealizado para quem tem pressa em perder peso e quer um resultado mais efetivo e imediato. São 6 consultas com nutricionista, sendo uma por semana.

Inicialmente, é feito um levantamento completo de seus hábitos, preferências alimentares e estilo de vida. O paciente faz uma calorimetria para avaliar seu metabolismo e, em função de todos estes dados, elabora-se um cardápio personalizado.

O grande diferencial é que em cada consulta a nutricionista aborda um novo tema que tem bastante relevância no processo de perda de peso.

  • "Como aumentar o seu metabolismo": o que fazer (além de atividade física) para que seu corpo gaste mais energia.
  • "Gatilhos Alimentares, saiba quais são os seus e como evitá-los": Gatilhos são aqueles alimentos ou situações que desencadeiam em cada pessoa um descontrole sobre a ingestão, uma impossibilidade de parar.
  • "Saciedade": alternativas para se aumentar a sensação de saciedade sem comer mais.
  • "Comer fora de casa": O paciente recebe orientações sobre o que comer e o que evitar em cada tipo de culinária (francesa, italiana, quilo, japonesa, etc...). Além disso, estão disponíveis os cardápios dos restaurantes mais procurados com orientações em relação ao que pedir.
  • "Orientação para a prática de atividade Física": o que comer para potencializar o máximo os efeitos da atividade física e que atividade física fazer para obter melhor resultado em perda de peso.
  • "Como evitar as tentações em casa ?": escolha dos alimentos certos para se ter em casa, para ser comer vendo televisão ou para um lanche rápido. Alternativas saborosas, saudáveis e de baixo teor calórico para se manter o prazer da alimentação e, ao mesmo tempo, perder peso.


A cada semana o paciente é pesado, ele fala de suas dificuldades na semana que passou, recebe um novo cardápio semanal com receitas saborosas e atrativas.

2) Calorimetria:

Trata-se de um exame realizado na clínica que mede o real metabolismo do paciente, ou seja, o quanto uma pessoa gasta de calorias em um dia.

Com os dados do metabolismo, pode-se fazer uma proposta de dieta muito mais assertiva para ganho ou perda de peso.

O exame é não invasivo, indolor e dura aproximadamente 15 minutos.

3) Bioimpedância:

Trata-se de um exame realizado em clínica não invasivo e indolor que mede a composição corporal disponibilizando as seguintes informações:

  • Percentual e peso de gordura;
  • Percentual e peso de massa muscular;
  • Percentual e peso de massa magra (músculos, ossos e órgãos);
  • Percentual e peso de água no corpo;
  • Peso corporal ideal para a sua composição corporal.

Na clínica utilizamos o aparelho Inbody que é o mais moderno aparelho de bioimpedância da atualidade.

Ele oferece as informações acima para o corpo como um todo e também isoladamente para as seguintes áreas: membros superiores, tronco e membros inferiores.

4) Consulta Nutricional Personalizada:

Para pessoas que querem perder ou ganhar peso, gestantes , diabéticos, hipertensos, para aqueles que realizaram a cirurgia bariátrica ou para quem tem uma necessidade específica de alimentação.

É feito um completo levantamento dos hábitos e preferências alimentares do paciente, seu estilo de vida, etc. O paciente recebe instruções comportamentais e também um cardápio semanal com algumas receitas de comidas atraentes, saborosas e adequadas as suas necessidades.

5) Personal Diet:

Em uma minuciosa entrevista, realizada em domicílio ou na clínica, são coletadas informações sobre hábitos alimentares, estilo de vida, necessidades nutricionais e eventuais problemas de saúde de cada integrante da família.

A partir daí, é elaborado o cardápio de um mês que será apresentado detalhadamente, em consultório ou em casa, ao representante da família. Além do cardápio contendo várias receitas de pratos saudáveis e saborosos recebe-se orientações para temperar carnes, arroz, feijão e outros de maneira saborosa e pouco calórica.

6) Treinamentos para empregadas:

Aula prática de 3 horas de duração realizada na cozinha do cliente.

O cliente pode escolher um ou mais módulos.

Pode-se também personalizar os temas a serem abordados.

A) Módulo 1:
  • Noções básicas de higiene no preparo dos alimentos
  • Organização de armários e geladeiras
  • Utilização e quantidade correta de óleos, azeite e sal: como refogar, cozinhar e grelhar alimentos


B) Módulo 2:
  • Armazenamento e conservação de alimentos
  • Noções básicas de congelamento
  • Utilização de produtos lights e diets: elaboração de receitas básicas com sugestões de substitutos


C) Módulo 3:
  • Noções corretas de porcionamento e medidas caseiras
  • Elaboração de receitas lights


Desenvolvido por: Agência Flui Clínica Daniel Lerario
2012 Todos os direitos reservados.